Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como não enlouquecer exercendo multitarefas?


Como não enlouquecer exercendo multitarefas?

Como manter a sanidade ao exercer multitarefasÉ bastante comum entre empresários o desempenho de múltiplas tarefas, especialmente em micro e pequenas empresas (MPEs) que estão começando. Ser multitarefas é uma habilidade importante, mas o excesso dessa prática pode ser prejudicial não só à sua saúde e ao convívio familiar e social, como também afetar os resultados de seu negócio. Para ter qualidade de vida, é preciso buscar o equilíbrio.
Imagine as seguintes situações: você precisa desistir de coisas importantes na vida para perseguir seusobjetivos? Prefere fazer várias coisas de uma só vez e correr o risco de gerar resultados medíocres? Ou acha melhor se concentrar em um único projeto e empregar toda sua concentração, energia e tempo nisso?
Os melhores empreendedores conseguem manter suas vidas em equilíbrio. Tenha em mente que ser o próprio chefe é mais parecido com uma maratona do que uma corrida de velocidade. É preciso ter fôlego e força para chegar até o final, e não gastar toda sua energia de uma vez só.
Para ajudar a manter sua sanidade e gerir melhor seu tempo, acompanhe essas dicas:
1) Tenha parceiros ou contrate sua própria equipe
Pense em estabelecer parcerias com pessoas que sejam tão empolgadas quanto você sobre o negócio, e que complementem suas habilidades e conhecimentos. Divida suas responsabilidades com essa pessoa.
Se no seu negócio não há possibilidades de parcerias, mas você precisa de ajuda, apoio ou recursos, então pense em contratar sua própria equipe. Escolha pessoas para desempenhar os papéis e as responsabilidades que você não pode fazer sozinho. Para bancar essa despesa, o financiamento é uma alternativa, mas cuidado com os riscos e só o faça se estiver seguro quanto ao retorno financeiro de sua empresa e em quanto tempo ele virá. Uma opção mais cautelosa é contratar uma pessoa de cada vez. À medida que sua empresa cresce, contrate mais gente.
2) Gerencie seu negócio profissionalmente
A qualidade do seu trabalho fala por si. Faça contratos, documente seu trabalho, e use ferramentas de negócios para se manter organizado. Quando se tem mais pessoas na equipe, fica evidente a importância de gerenciar tudo de um jeito formal. A documentação e a organização fazem o trabalho em equipe fluir mais suavemente.
3) Saiba quando cortar projetos
Para muitos empresários, é difícil dizer não. Mas se você não quer comprometer todo seu estoque ou não pode contratar funcionários, então terá que recuar em algumas das suas atividades até estar pronto para dar conta de novas tarefas e projetos.
4) Priorize seu trabalho
Nem precisamos dizer que você precisa priorizar suas tarefas, ou não vai conseguir fazer nada bem feito.
5) Evite prometer entregas demais ou agendar muitos compromissos
Se você está prestes a explodir de tanto trabalho, volte atrás e procure se desestressar. Nada vale a sua sanidade! O sucesso financeiro é ótimo, mas não à custa de prejudicar a sua saúde e seus relacionamentos importantes.
As pessoas muito ocupadas acabam sacrificando muito a vida pessoal para conquistar ambições e sonhos. Sentimos que nunca há tempo suficiente para fazer tudo que queremos. E para alguns, restrições de tempo significam sacrificar experiências com a família ou a sua saúde.
Quanto mais jovem o empresário for, mais estará entusiasmado sobre várias ideias simultaneamente e pode acabar cometendo o pecado de comprometimento excessivo. Com os anos e a experiência, empreendedores tendem a moderar seus planos e ser mais realista sobre suas perspectivas.

Sucesso a todos !
fonte: Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário