Saiba como transformar a situação organizacional de sua empresa. Conheça o Personal Adviser Jean Yuri Rausch
O consultor Jean Yuri Rausch: mudar a atitude dos funcionários da empresa é o primeiro passo
LINHA DIRETA
(47)84097549
Você sabe o que faz um Personal Adviser? Empresas que queiram aumentar sua lucratividade podem contratar este tipo de profissional para estudar o perfil de seus produtos e serviços, elaborando e colocando em prática as estratégias necessárias para impulsionar o sucesso da organização perante o mercado. O blumenauense Jean Yuri Rausch, de 39 anos, faz exatamente isso. O consultor trabalha há 23 anos nas áreas de gestão, vendas, endomarketing, publicidade e treinamento de equipes. Foi através da empresa da família - a PLOCQ Administração de Serviços e Negócios Têxteis, de Blumenau -, que Jean teve a oportunidade de colocar seu conhecimento em prática. No tempo em que trabalhou na empresa o consultor administrou técnicas inéditas, ministrou palestras e cursos e conheceu o método PLOCQ - que o acompanha até hoje. “As empresas que optam pela implantação de projetos de consultoria têm uma maior organização, mudança de fixação de valores e aumento de faturamento, além de uma melhoria no clima organizacional”, diz Jean, em entrevista ao Noticenter. “A objetividade das equipes como um todo também cresce, assim como a satisfação dos colaboradores em trabalhar na empresa em que se encontram”, complementa.
Um dos objetivos do Personal Adviser é mudar a atitude das pessoas que trabalham dentro da empresa. “A situação das organizações hoje é de escassez na mão de obra especializada. Com os índices atuais de mercado temos de minimizar os riscos nas empresas, começando com a contratação de profissionais adequados e com um planejamento de metas”, aponta Jean. “Também é importante fazer uma análise de mercado, um plano de cargos e salários, premiações, controle de qualidade, estruturação organizacional, entre outros itens”, diz.
Jean já trabalhou como vendedor, gerente e diretor de outras empresas dos setores têxtil, imobiliário e de treinamento – na Cetil Treinamento e Cetelbras Educacional, entre outras.
O MÉTODO PLOCQ
A estratégia utilizada por Jean para modificar a situação das empresas se chama PLOCQ - método que se baseia no planejamento, liderança e controle de qualidade das organizações. “Conhecendo a metodologia, que não é engessada, podemos nos adaptar a qualquer tipo de serviço ou produto”, explica o consultor. O método PLOCQ atinge a todos dentro a empresa – do executivo ao auxiliar de limpeza. A ideia é que todos os profissionais sejam tratados como uma equipe só, quebrando paradigmas e deixando bem claro que os pilares de toda e qualquer organização é o cliente. “O cliente é o único que pode provocar a demissão de todos os funcionários, inclusive do empresário: basta que ele compre da concorrência”, destaca Jean.
O método PLOCQ teve sua fatia de conquistas de 2009 até hoje. Foram mais de 1,2 mil profissionais treinados, mais de 96% de aprovação dos clientes e resultados de aumento no faturamento das empresas de 10% a 63% (dependendo do produto e do serviço). Até o fim do ano Jean estima que a divulgação de seu trabalho seja reforçada com cursos e palestras. “Mas o foco principal é aperfeiçoar a consultoria personalizada”, afirma.
COMO FUNCIONA
O desenvolvimento dos projetos personalizados para cada empresa começa pelo fator mais importante: o objetivo traçado pela organização. “Para isso verificamos os recursos chamados de ‘6Ms’ – o material que temos à disposição, os métodos utilizados, o meio ambiente, as máquinas e equipamentos, a mão de obra e o mercado-posicionamento real”, aponta Jean.
A partir deste diagnóstico o consultor começa a trabalhar as particularidades de cada um dos itens, que variam de empresa para empresa. Em seguida é traçado o plano de ação semanal – que visa atender metas mensais -, ensinando a organização a fazer o for necessário para melhorar seu desempenho. “Faço isso através de treinamentos internos e palestras”, explica Jean. “O principal diferencial neste ponto é ensinar a importância de um trabalho bem feito e da participação de cada um dentro da empresa. Meu objetivo é a mudança de atitude, para que mais tarde possamos agregar a técnica e obter resultados”, finaliza.